Gastronomia em alto mar

Gastronomia em alto mar

Com a criação do Gastromar, Gisela Schmitt tornou-se pioneira no setor de catering para barcos no Brasil.

Gisela Schmitt nasceu em São Paulo, formou-se em publicidade pela ESPM e desde o início da faculdade começou a trabalhar na área de marketing a comunicação. Aos 22 anos, porém, decidiu trocar de carreira e investir na gastronomia profissional. “Na época em que eu comecei a cozinhar não tinha essa quantidade de faculdade; Em 2002 o Brasil não tinha esse glamour em torno da gastronomia [profissional]”, comenta. Mudou-se para Nova York, onde teve a oportunidade de trabalhar de aprender na prática o trabalho de ser cozinheira. Sem nenhum curso de especialização, suas referências foram formadas, portanto, com pesquisas e a mão na massa.

Sua principal dificuldade ao ingressar no ramo foi a alta exigência demandada. Afinal, necessita de uma grande disciplina e constitui contextos desafiadores. “É uma profissão super difícil. Você vai passar por perrengue na cozinha, ficar doze horas em pé, passar muito calor, frio, cansaço”, reconhece. Ademais, ressalta também a necessidade de aprender a trabalhar muito bem em equipe. Como se fosse uma orquestra, a dedicação de todos deve estar alinhada para que os preparos sejam feitos de forma perfeita.

Passou por cozinhas renomadas em restaurantes ao redor do mundo como o Barolo, Loulou, Cocotte, ABC Kitchen e no extinto Julia Cocina, de Paola Carosella. Quando retornou de vez para São Paulo, já com a experiência trazida de fora, Gisela começou um serviço de buffet e de consultoria para estruturar bares e restaurantes. Foi neste serviço como consultora que a cozinheira foi para Paraty, com o objetivo de montar um restaurante para dois de seus clientes. “Acabei ficando na região durante um ano e comecei a voltar bastante, levando minha estrutura para fazer eventos de almoços e jantares”.   

Cada vez mais em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, percebeu que, apesar de haver uma demanda e um grande turismo de passeio de barcos, a região não tinha nenhum serviço de catering à bordo. Por isso, idealizou a ideia de levar a gastronomia em alto mar e a transformou em negócio, inaugurando, em 2014, o Gastromar, primeiro catering para barco no Brasil. O barco, batizado de “Sem Pressa”, é uma trainera de 50 pés (15,24 m) de estrutura bastante confortável, com sofás, rooftop, lavabo, ducha e SUP (StandUp Paddle). Sua cozinha traz ingredientes locais, sazonais, principalmente orgânicos e frutos do mar que chegam direto dos pescadores, sem conservantes.

Nele, o cliente aproveita a refeição e um belíssimo passeio por Paraty, que possui mais de 60 ilhas. Pensado com cuidado e atenção, o programa muda eventualmente, conforme as condições climáticas e marítimas do dia. Evitam-se lugares cheios de barcos turísticos, priorizando regiões mais tranquilas. Além disso, são feitas paradas para nadar, mergulhar e relaxar. O público também é levado em consideração: as ilhas com praias acabam sendo uma ótima opção quando há crianças à bordo. A embarcação sustenta 2 a 18 pessoas, e o cliente deve reservar a atividade para um grupo fechado para garantir os eventos exclusivos e especiais.

Ao longo dos anos, conforme a demanda aumentava, Gisela concluiu que, bem como a gastronomia em alto mar, precisava de uma cozinha em terra para suportar toda a produção. Por isso, em 2017 lançou o Restaurante Gastromar, uma estrutura em terra firme localizada na Marina Porto Imperial. No local, há um empório com conveniência para os proprietários de barco e para quem vai sair com a embarcação.

A qualidade dos produtos, o mix de ingredientes e o amor pela comida são apenas alguns dos fatores que o Gastromar traz de diferencial dos outros restaurantes da região. Para os clientes, vindos do Rio de Janeiro e estados como Minas Gerais e São Paulo, é praticamente impossível não aproveitar. Tudo é feito com muito capricho, desde os preparos deliciosos e a escolha das louças às conchas de decoração. Uma verdadeira experiência de alta gastronomia em alto mar, única e imperdível para todas as idades.


Site oficial: Gastromar Paraty

Telefone –+55 24 99881 5025

Email – contato@gastromarparaty.com

Instagram: @gastromar / Facebook: Gastromar


Fotos de: Affonso Neto

Post anterior: Sonho de Infância



1 thought on “Gastronomia em alto mar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *