Sobre a autora

Olá! Meu nome é Gabriela Del Carmen e eu sou a autora do Mulheres na Gastronomia!

Sou estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Esse blog nasceu da minha inquietação de discutir a figura de mulheres chefs de cozinha dentro da gastronomia profissional. Um blog gastronômico, mas sem deixar de lado o caráter político que envolve a presença feminina nos restaurantes. Aqui você encontra os protagonistas, os restaurantes e o empoderamento.

Historicamente, em um mundo constituído de sociedades machistas, a figura da mulher foi e, em alguns casos, ainda é atribuída à figura da dona de casa, da mãe e a cozinheira. Contudo, na gastronomia profissional os cargos de destaque, como os dos chefs de cozinha, são majoritariamente ocupados por homens.

No século XX, o chef francês Auguste Escoffier defendia que a culinária profissional era uma “arte elevada” exclusiva para os homens, por ser uma tarefa pesada e quente. Para ele, as mulheres deveriam ficar encarregadas de pratos considerados mais simples, sem ocupar os altos cargos dentro da profissão. O mesmo mundo machista que reduzia as mulheres como cozinheiras de família reprimia quando a atividade era realizada de modo semelhante aos homens.

O blog é destinado a todos que gostam de gastronomia e de discutir a figura da mulher dentro desse espaço. O feedback de vocês é sempre muito bem vindo, para que o blog possa melhorar e crescer cada vez mais. Deixe comentários ao final de cada postagem e entre em contato por e-mail ou pelo link das minhas redes sociais.

Espero que gostem o tanto quanto eu!

Foto da autora do blog, Gabriela Del Carmen. Ela utiliza uma blusa preta com o logo da série Friends. Usa óculos e aparece sorrindo, com os cabelos abaixo dos ombros.
Gabriela Del Carmen, criadora do Mulheres na Gastronomia

Sobre a autora: Instagram @mulheresnagastronomia

Sobre a autora: Facebook Mulheres na Gastronomia