Alimentação no BBB

Alimentação no BBB
Arroz e Feijão. Cardápio BBB 21, VIP e Xepa. Foto: iStock

Saiba como funciona a alimentação dos grupos VIP e Xepa no Big Brother Brasil

Se tem uma coisa que sempre garante discórdia no Big Brother Brasil (BBB), é a briga pela comida. A cada semana, o líder divide a casa em dois grupos: VIP e Xepa. Quem fica no VIP, tem acesso às melhores comidas e ingredientes, com uma cozinha mais equipada, alimentação farta e equilibrada. Por outro lado, quem fica na Xepa tem uma alimentação mais restrita, com menos variedade de ingredientes e itens menos nutritivos.

As regras são claras. No BBB, quem está no VIP não pode usar utensílios, louças e eletrodomésticos da cozinha Xepa, e vice e versa. E principalmente: os grupos não podem compartilhar comida. Por isso, quem quebra qualquer um dos protocolos é penalizado com a perda de estalecas (as moedas do BBB).

Qual é o cardápio da Xepa?

Este ano, alguns dos itens disponíveis para os brothers da Xepa são arroz, feijão, macarrão instantâneo, biscoito de água e sal, ovos, lentilha, carnes de segunda (moela, língua e fígado), rapadura, alho e sal. Mas nem todos os ingredientes ficam disponíveis o tempo todo. Dependendo da semana, até frutas e legumes são limitadas.

Nas festas, que acontecem nas madrugadas de quartas e sábados, todos podem comer à vontade todos os itens preparados pela produção. Entretanto, fim de festa é fim de festa! Ninguém pode levar os alimentos para dentro da casa, muito menos guardá-los para comer depois. O mesmo vale para as comidas de eventos especiais, como o Cinema do Líder, o Almoço do Anjo, assim como as ações patrocinadas por marcas.

Por que a Xepa causa tantas discussões?

A divisão dos cardápios é muito importante para o jogo, pois serve como ponto de tensão. Uma vez por semana no BBB, os participantes precisam somar o número de estalecas de cada membro da Xepa para fazer uma grande compra no mercado (o mesmo ocorre no VIP). Quem sofre alguma penalidade no jogo, perde estalecas e tem menos dinheiro para contribuir com as compras, o que gera intrigas, pois o ideal é que todos colaborem igualmente. Além disso, como as compras de cada grupo são feitas em conjunto, e não individualmente para cada participante, eles precisam entrar em consenso do que será comprado.

A fome gera discussões. No BBB 20, por exemplo, a Xepa gerou controversa quando o participante Lucas Gallina decidiu não depositar nenhuma de suas estalecas para as compras da semana. Ao assistir à discussão, Thelma questionou o brother: “Mas você vai comer, Lucas? Você vai comer?”. A resposta de Lucas foi clara: ele comeria tanto quanto as outras pessoas que haviam depositado as estalecas. Ou seja, havia menos dinheiro para as compras e menos ingredientes para a semana mas a mesma quantidade de pessoas se alimentando.

No mesmo ano, Thelma acordou de madrugada chorando de fome e dor no estômago. Vendo a situação, Gizelly e Manu ofereceram seus biscoitos à sister. Mesmo vendo seu desespero, alguns brothers riram da situação: “Olha a cara dela! ‘Tô com fome'”, zombou Daniel. Logo após o conflito, a hashtag #FomeNãoÉEntretenimento ficou toda a manhã como o assunto mais comentado no Twitter no Brasil.

Já em 2021, Projota mostrou seu descontentamento por estar na Xepa ao admitir que não comeria a maioria das opções disponíveis. No sábado, 20 de fevereiro, o rapper comeu apenas arroz durante a refeição, o que gerou indignação na web, que acusou o artista de ser “fresco” por não gostar de nenhum item oferecido no cardápio mais simples.


Fotos: Fábio Rocha/Globo | iStock

Leia também: Michelle Obama lança série de culinária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.