Bianca Folla: A Chef em Casa

Bianca Folla: A Chef em Casa
Bianca Folla, a chef em casa. Créditos: Divulgação

Conheça a personal chef que trabalha com serviços personalizados para eventos de todos os tipos

Em 2005, Bianca Folla decidiu trocar os livros de Direito pelas panelas e o fogão.  A decisão veio cinco anos depois de se formar em advocacia. “Trabalhei na auditoria do Banco Itaú, e percebi que aquilo não era para mim. Então, fui atrás de algo que me trouxesse realização pessoal”, relembra. 

Foi quando abriu o buffet A Chef em Casa, e descobriu que sua verdadeira vocação era ser cozinheira. Autodidata, aprendeu muito do que sabe por conta própria até ingressar na faculdade de gastronomia no Senac São Paulo, em 2010.

Apaixonada por viagens que despertem novos sabores e conhecimentos técnicos, aprofundou sua formação com aulas na Escola Recipease ministradas pelo chef Jamie Oliver, em Londres. Além disso, participou de workshops na Tailândia e na escola de gastronomia Madame Aubergine.

Seus estudos certamente não foram em vão. Vencedora do Concurso Petybom “Seu Talento Faz Sucesso”, a chef recebeu o prêmio das mãos de Claudete Troiano no Programa Note e Anote, da Record. Bianca também venceu o reality show A Batalha do Food Truck no GNT; e foi convidada para falar sobre essa experiência no Cozinhando com Palavras, na Bienal do Livro.

Entre todos os mentores que fizeram parte de sua trajetória, Bianca considera, principalmente, os chefs Thiago Castanho e Alex Atala como suas grandes referências no setor. “Trazer pratos brasileiros para o centro da nossa culinária é importante. [A gastronomia nacional é tão, ou mais, bonita e complexa do que tantas outras. Temos uma culinária muito ampla e diversa, e isso é muito bonito”, argumenta. 

Personalização e conforto são as peças-chave de seu serviço. Embora a pandemia a tenha obrigado a encerrar os eventos presenciais por tempo indeterminado, Bianca deu um jeito de continuar levando afeto para os clientes.

A solução foi criar um cardápio de comidas congeladas para encomenda em São Paulo. As opções incluem carne de panela e parmegiana de frango, bem como ravioli de queijo ao pomodoro e arroz de forno, entre outros.

Apesar de os negócios estarem dando certo, sua expectativa é que, com o fim da pandemia, ela possa retomar os eventos presenciais. “Quero voltar a fazer eventos, com mais carinho ainda e muita dedicação. Na pandemia, percebi o quanto é importante e o quanto isso me define quanto profissional”, finaliza


Siga o Mulheres na Gastronomia no Instagram

LEIA TAMBÉM: Fotografia gastronômica: 8 dicas infalíveis para tirar fotos apetitosas de comida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *