Bistrô na Vila Madalena une vinhos brasileiros à alta gastronomia
Durante quase 20 anos, a carioca Gisele Steele trabalhou como comissária de bordo na Varig, extinta companhia aérea brasileira que durante muitos anos foi a única a obter exclusividade na operação de linhas internacionais de longo percurso.
Como auxiliar da primeira classe, ela fez alguns cursos para entender sobre os rótulos e a arte da degustação, criar desenvoltura para falar sobre o assunto com passageiros e ajudá-los na hora de harmonizar. “Sempre me interessei por vinhos e no trabalho pude aprender mais sobre a bebida”, conta Gisele. Entre um voo e outro, aproveitava para conhecer os rótulos das cidades ao redor do mundo e aprofundar seu conhecimento em enologia.
Quando a Varig fechou as portas, em 2006, ela passou um tempo na Gol Linhas Aéreas, mas decidiu abandonar a área em 2011. Ao mesmo tempo, o marido de Gisele, o jornalista Dario Leite, decidiu fazer um curso de sommelier para entender mais sobre o assunto. “Frequentemente visitávamos vinícolas, experimentávamos rótulos e consumíamos a bebida”, conta a ex-comissária de bordo.
Tiveram a ideia de criar um negócio juntos, em uma área de interesse mútuo. Consideraram, então, investir no mercado de vinhos. Certo dia, quando estavam em São Paulo, o casal se deparou com a rede Los Mendozitos, que opera como um bar food truck de vinhos produzidos na região de Mendoza, na Argentina. “Achei a ideia genial e fui atrás do cofundador da empresa”, explica Gisele.
O empreendedor estava montando uma franquia da marca no Rio de Janeiro e ofereceu uma imersão para Gisele acompanhar os eventos da empresa e aprender sobre o negócio. Ela e o marido começaram a trabalhar oficialmente com o Los Mendozitos em 2017. Eventualmente, o casal comprou a franquia e o trailer, e passaram a servir vinhos em eventos de todos os tipos.
Em 2019, Dario e Gisele decidiram voltar para São Paulo, mas não tinham autorização para seguir com a franquia na capital paulistana. Foi a hora de retomar o sonho de criar o próprio negócio, decididos a investir no mercado de vinhos. Assim surgiu a marca Seu Meliê (pegou o trocadilho?).
No início, o serviço era restrito à venda de rótulos em eventos. Para se profissionalizar, Gisele fez cursos na WSET (Wine & Spirit Education Trust), organização global de educação em vinhos e destilados, e na ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers). Com o tempo, o Seu Meliê foi reestruturado em um bistrô e wine bar localizado na Vila Madalena.
Brasil no centro
O Seu Meliê visa ressaltar a qualidade nacional em sua carta de vinhos – composta por mais de 90 rótulos, dos quais mais de 60% são brasileiros. “Os vinhos brasileiros são muito bons, mas pouco valorizados. Quando o cliente pede uma sugestão, sempre vamos dar preferência para o produto nacional, embora também tenhamos vinhos italianos, portugueses, chilenos e australianos”, afirma Gisele.
Segundo a empreendedora, a preferência é por vinícolas menores e vinhos que não são facilmente encontrados no mercado. Ao contrário dos restaurantes tradicionais, no Seu Meliê quem manda é o a bebida: o vinho vem primeiro e os pratos são pensados para harmonizar com os rótulos.
O destaque vai para a Risoteria da Casa. O Risoto de Pera com Brie, por exemplo, aparece harmonizado com o Peruzzo Chardonnay, da Campanha Gaúcha (RS). Já o Risoto Gamberi, de camarão à moda da casa, vai bem com o Vista do Bosque, produzido em Espírito Santo do Pinhal (SP).
Criado na pandemia
O Seu Meliê abriu as portas em março de 2020, dias antes da OMS (Organização Mundial da Saúde) decretar a pandemia de Covid-19. Só começou a funcionar a todo vapor em setembro e, assim como muitos estabelecimentos, teve que lidar com as restrições e reformular as estratégias. “Quando as pessoas finalmente visitavam o espaço começávamos a criar um público, tinha que reduzir a capacidade ou fechar de novo, porque os casos aumentavam”, explica Gisele.
Com o tempo, o estabelecimento se adaptou. Começou a vender pelo e-commerce, ganhou um rodízio de vinhos e, recentemente, passou a receber músicos de choro e samba aos sábados. “Valorizar o Brasil é o foco, não só nas bebidas, mas também na música, trazendo pessoas e estilos da nossa cultura”, diz a sócia.
O público é variado, mas com forte peso de adultos na faixa dos 30 anos. “É um grupo que tem procurado bastante o negócio e consumido vinhos nacionais”, conta Gisele. A proposta do bistrô é descomplicar o consumo da bebida. Para isso, o menu é o mais explicativo o possível, especificando os aromas e a composição para que os clientes experimentem e descubram o próprio paladar.
Os próximos passos são oferecer uma experiência enogastronômica completa, a partir de degustações semanais, jantares harmonizados e noites temáticas, como espanhola, nordestina e italiana.
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