Chubby Vegan

Chubby Vegan

Nathalia Soares criou um dos primeiros blogs de receitas 100% veganas no Brasil: o Chubby Vegan

Nathalia Soares descobriu o veganismo aos 16 anos. Mas a cozinha já estava presente em sua vida muito antes disso. Desde criança, ela acompanhava a avó na cozinha, e juntas preparam jantares deliciosos para a família.

“Eu sempre fui muito fã de açúcar. Por isso, quando eu fiquei um pouco mais velha, com uns 10 anos, comecei a fazer uns doces”, relembra. Começou seguindo um livro de receitas, mas com o tempo percebeu que fazendo suas próprias receitas conseguia um resultado muito mais gostoso. “Então, quando tinha 14 anos decidi que eu seria confeiteira”.

Para entrar definitivamente na área, Nathalia fez uma série de viagens, estudos, eventos e diversas outras oportunidades. Em 2012, formou-se em Gastronomia pela Anhembi Morumbi. Já em 2018 e 2019, estudou na Chocolate Academy da Barry Callebaut de São Paulo. Além disso, frequentou a prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu, onde participou de um curso de pães. 

Mas nem tudo foi um mar de rosas. Vegana desde 2009, ela reconhece que durante muitos anos não havia uma abertura para o veganismo e vegetarianismo. “Naquela época as pessoas tinham uma imagem de que as receitas eram horrorosas. Eu vejo que eu peguei a época em que o veganismo estava engatinhando aqui no Brasil. Foi um processo bem longo”. Por isso, os primeiros anos de seu trabalho como cozinheira profissional envolveram muitas pesquisas e estudos constantes, para descobrir como fazer receitas que fossem gostosas, nutricionalmente interessantes e sem ingredientes de origem animal.

“Eu tive a época de que as comidas tinham que ser gordas e gostosas. Gordas no sentido de ter muito açúcar e gordura”. Hoje sua abordagem já é bastante diferente. Ainda extremamente gostosas, as comidas trazem versões mais leves e saudáveis, ainda que ainda valorize o açúcar que gosta tanto.

Em 2009, Nathalia criou o blog Chubby Vegan, a fim de apresentar receitas veganas ao público e conseguir se inserir dentro do ramo profissional.  “Não tinham muitos restaurantes veganos em São Paulo. Então, meu objetivo era, além de publicar receitas, ajudar as pessoas com algum tipo de material, e também abrir uma oportunidade para mim”. Daí pra frente, sua vida mudou. O que começou como um blog foi, aos poucos, ganhando uma proporção nacional. O Chubby Vegan tornou-se uma empresa, e hoje acumula mais de 35 mil seguidores no Instagram. 

O grande desafio foi, acima de tudo, lidar com o preconceito em relação ao veganismo e ao vegetarianismo. “Você falava sobre receitas veganas e vegetarianas para as pessoas no geral e a reação era de nojo e repúdio. Eu confesso que nunca imaginei que o veganismo tomaria a proporção que ele tomou, para algo que as pessoas têm curiosidade e querem conhecer mais”.

Hoje, além das receitas publicadas no blog e no Instagram, Nathalia compartilha o passo a passo de seus preparos no Youtube. O processo varia de acordo com a receita. Algumas envolvem uma pesquisa e trabalho de criação maiores, com novas técnicas e conhecimentos. Outras, têm uma base mais fácil, já trabalhada anteriormente. Seja qual for a sua preferência e habilidade, uma coisa é certa: no Chubby Vegan você encontra opções saborosas, muito bem explicadas, e 100% veganas.


Siga o Chubby Vegan no Instagram: @chubbyvegan

No Youtube: Chubby Vegan

Post anterior: Jiang Pu

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *