Podcast Cozinha de Segunda

Podcast Cozinha de Segunda

Idealizado por Larissa Abbud, o Podcast discute o empreendedorismo na gastronomia com foco em mulheres inspiradoras

“Sou filha de sírios e libaneses, então na minha casa tudo acontece ao redor da mesa”. Larissa Abbud aprendeu muito do que sabe sobre a cozinha com sua avó, uma cozinheira de mão cheia. Desde receitas de família a ingredientes e técnicas básicas de cozinha. “Ela é certamente a minha maior referência; foi quem me fez ter paixão e respeito pelo alimento. Além disso, me estimulou a experimentar coisas novas, a ousar nos sabores, a arrumar o prato e a se doar tanto na preparação de cada prato”.

Contudo, para Larissa a culinária foi, durante muito tempo, apenas um hobby. Trabalhou como jornalista, e repórter da TV Globo. Ainda assim, para ganhar uma renda extra, Larissa fazia algumas poucas entregas de comida sob encomenda. Mas foi na festa de um amigo que as coisas começaram a mudar. Larissa tinha ficado encarregada de preparar a comida e, diante do sucesso dos preparos, suas encomendas começaram a aumentar. Foi assim que ela deu início à sua empresa de catering.

“Foi crescendo. Eu já tinha feito alguns cursos de cozinha, mas precisava conhecer outras pessoas da área e entender como gerir o negócio”. Por isso, prestou o curso de Chef Executivo no Senac. Logo depois, mudou-se para Lisboa, onde reside até os dias de hoje, para fazer mestrado em Ciências Gastronômicas. “A ideia era ficar apenas um ano, mas acabei abrindo um restaurante. Comecei a fazer alguns projetos em outros países da Europa. Além disso, montei uma empresa de catering, e quatro anos depois sigo em Lisboa”.

Recentemente, Larissa criou o Podcast Cozinha de Segunda, a fim de se conectar com outras mulheres que empreendem na gastronomia. “A cozinha é um ambiente muito machista, e em Portugal quase não há chefs mulheres renomadas”. Consciente de que a gastronomia é uma porta de entrada de empreendedorismo para muitas pessoas – não só por necessidade, como também por paixão – Larissa convida, a cada semana, diferentes mulheres que empreendem na gastronomia, no sentido mais ampla da palavra.

“Já conversamos com chefs de cozinhas e fotógrafas de comida, bem como diretoras de arte de projetos de gastronomia, jornalistas gastronômicas e por aí vai. Mulheres com uma trajetória interessante, que eu admiro e que, sobretudo, possa inspirar outras empreendedoras”.

O podcast nasceu da necessidade pessoal de se conectar com outras mulheres que empreendem na gastronomia; não só por necessidade, como também por paixão. “A cozinha é um ambiente muito machista, e em Portugal quase não há chefs mulheres renomadas. A ideia do podcast é, acima de tudo, mostrar como a gastronomia é ampla e através da história de mulheres que eu admiro inspirar outras mulheres”


Larissa Abbud no Instagram: @larissa.cozinha

Ouça ao Podcast no Spotify aqui

Ouça ao Podcast no Apple Music aqui

Foto destaque:

Post anterior: Diáspora Africana pelas Américas

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *