Padaria Artesanal

Padaria Artesanal

Fernanda Cathcarth é sócia da Panificadora e Confeitaria Brioche Crocante, padaria artesanal do Paraná

Fernanda Cathcarth é gastrônoma e sócia de sua própria padaria, a Panificadora e Confeitaria Brioche Crocante. “A paixão pela gastronomia vem desde criança. sempre fui muito curiosa, e adorava ver minhas avós e o meu pai cozinhando”.

Localizada na cidade de Maringá, no estado do Paraná, a empresa foi fundada em novembro de 2004, junto de sua mãe, Ana Maria, e seu irmão, Eduardo. Com uma matéria prima de excelência e busca constante por inovação, a Brioche quer, acima de tudo, proporcionar aos clientes a melhor experiência gastronômica possível. 

O cardápio é cheio dos grandes clássicos como salgados de massa folhada, croissants, bruschettas, empadas e muitos outros. Além disso, ela oferece também um pão amanteigado, grande campeão de vendas, servido com calda de açúcar e as pontas bem crocantes.

Ainda que sempre gostasse de ver a família cozinhando, Fernanda diz que a gastronomia não foi, por muito tempo, sua opção de carreira. Na verdade, ela fez primeiro um curso de fisioterapia. “Mas no último ano desisti. Vi que não era aquela profissão que iria me fazer feliz”, relembra.

Inspirada em chefs como Ricardo Arriel, Michel Suas, Helena Rizzo e Alex Atala, ela embarcou em uma nova aventura: a cozinha profissional. Foi na mesma época em que sua família enfrentava uma enorme perda financeira. Por isso, decidiram vender a casa onde moravam e comprar uma padaria, na esperança de conseguir aumentar a renda da família com os serviços.

Assim começou sua história com a panificação. No início, ela ajudava o padeiro a preparar as massas folhadas, os pães e fazer as entregas e atendimento no caixa. Foi por isso que, em 2009, Fernanda decidiu ingressar na faculdade de gastronomia da Unicesumar.

Ainda assim, ela considera que muito do que sabe hoje foi aprendido na prática, literalmente com a mão na massa. “Sempre pesquisei sabores e combinações. Além disso, eu viajava para feiras de panificação, fazia cursos e também trabalhei com eventos”.

Hoje, Fernanda dedica-se quase que de tempo integral à padaria, que já é sucesso na região de Maringá. Há 5 anos, ela entrou de cabeça no universo da fermentação natural, e está sempre estudando novas receitas e processos. Uma de suas criações é o Perfume de Especiarias, feito para colocar no pão.

“Para mim, quem cozinha é porque ama. Cozinha é afeto, é acolher e colocar a alma no alimento. Muitos acham que é simples, mas não é. Precisa de estudo, técnica, paciência, comprometimento e muito tempo em pé.” 

Como empresária, a dica que ela deixa para quem busca empreender na gastronomia é, principalmente, encontrar a sua própria identidade. “Tudo é muito difícil, mas quando tempos garra, vontade de fazer dar certo, paciência e, acima de tudo, respeito com o outro, conseguimos enfrentar as fases que a vida nos dá”.

Refletindo sobre seus planos para o futuro, ela garante que continuará com os serviços da Padaria Brioche, para que cada vez mais a empresa cresça e alcance novos horizontes. Além disso, ela planeja lançar o projeto Farinha com Afeto, para incentivar mais mulheres padeiras.


Siga a Padaria: @briochecrocantemga

Siga a Fernanda: fercathcarth

Foto destaque: Divulgação / Divulgação

Post anterior: Tássia Magalhães

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *