Fotografia gastronômica

Fotografia gastronômica
Crédito alvarez/iStock

8 dicas infalíveis para tirar fotos realmente apetitosas de comida

Uma bela fotografia de comida é fundamental para divulgar o seu negócio. Afinal, as imagens tornam os alimentos visualmente mais atraentes e são capazes de despertar vontade de comer nos clientes.

Isaura Assay é fotógrafa há oito anos e, como boa mineira, a cozinha sempre esteve inserida em todos os momentos especiais dentro de casa. Mas a especialização em fotografia de alimentos veio alguns anos depois.

“Estava fotografando um aniversário de criança, e um pinguinho de gente me pediu uma foto. Pensei que queria um retrato dele, mas pediu uma foto do bolo. Quando mostrei o resultado, ele sorriu e disse ‘tia, você tira foto muito bem, poderia fotografar comidas, vai ganhar muito dinheiro’”, relembra.

Talvez coincidência da vida, talvez destino. Seja como for, uma coisa é certa: foi aquela situação, numa festa infantil, que a motivou a encarar o desafio dentro da gastronomia. A partir disso, buscou uma especialização dentro da área, por meio de cursos e muita prática.

“Me apaixonei. Despertar o desejo e a famosa água na boca, através da fotografia, me fascina!”. Apaixonada pela mistura de ingredientes, cores e sabores, Isaura descreve seus trabalhos como bastante expressivos, com destaque para as texturas e o brilho do alimento. “Meu desafio diário é, de fato, fazer com que as pessoas comam com os olhos”.

Refletindo sobre a importância da fotografia na gastronomia, a profissional explica que hoje é impossível alavancar no mercado sem investir em propaganda. Nesse cenário, as fotos são parte fundamental do processo estratégico. “A fotografia profissional abre o leque de possibilidades, pois você terá imagens de altíssima qualidade para serem utilizadas em sua publicidade”, considera.

Mas como fazer boas fotos de comidas sem equipamentos profissionais? Isaura considera que é possível, desde que haja um bom planejamento e um toque importante de criatividade. Pensando nisso, ela criou um workshop para ensinar fotografia de gastronomia para redes sociais.

Para Isaura, a maior dificuldade é fazer com que as pessoas entendam que as fotos não são um desperdício do prato, mas sim um investimento. “Muitas vezes, precisamos ‘mexer’ no prato para que a foto fique mais bonita, ressaltando alguns ingredientes, por exemplo, e aplicando alguns truques. Ter essa liberdade é fundamental” pontua.

Como qualquer outra profissão, tirar fotos de alimentos exige planejamento, produção e conhecimento técnico. Confira, na galeria de fotos abaixo, 8 dicas de Isaura Assay para mandar bem nas fotos gastronômicas:

8 dicas para mandar bem nas fotos gastronômicas:

Image 8 of 8

Dica de ouro - Nenhuma dessas dicas servirá se você não usar a dica de ouro: antes de mais nada, limpe a lente do celular/câmera!!

Fotos: Isaura Assay


Isaura Assay no Instagram

Mulheres na Gastronomia no Instagram

Leia também: 5 alimentos para apimentar a relação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *