Gastronomia Inclusiva

Gastronomia Inclusiva

Debbie é uma das idealizadoras do Gastrô For All, projeto que prepara jovens com deficiência para atuar na área

Débora Cabral, de 52 anos, é psicóloga e chef de cozinha. Filha de panificadores, a gastronomia faz parte de sua vida desde criança. “Lembro que aos 7 anos eu já gostava de passar horas na área de produção, que para mim era um maravilhoso playground!”

Estava na universidade de psicologia quando decidiu que iria mergulhar de cabeça na cozinha. Para isso, ela fez cursos de gestão em panificação e confeitaria no SENAI. Logo depois, mudou-se para os Estados Unidos, onde passou alguns anos trabalhando em padarias e restaurantes.

Em 2017, já de volta ao Brasil, Debbie deu início ao seu novo projeto: o Gastrô For All. Voltada para a gastronomia inclusiva, a iniciativa transforma jovens com deficiência em profissionais aptos para atuarem no mercado de trabalho, sobretudo de festas e eventos.

“O Gastrô For All é o que me move e me inspira a ser uma pessoa melhor a cada dia”, afirma. Foi assim que Debbie uniu a paixão pela culinária ao desejo de ajudar o próximo e criar um negócio social de sucesso.

Usando a gastronomia como ferramenta de inclusão, a equipe capacita pessoas com deficiência para o mercado. “Acreditamos que todo mundo tem direito a autonomia e dignidade”. O resultado são jovens preparados para ingressar na cozinha profissional como garçons, bartenders e confeiteiros; bem como padeiros, ajudantes de cozinha e muitos outros.

Ana Luiza, de 21 anos, é uma das jovens que frequentam as aulas do Gastrô For All. “Sempre gostei de cozinhar. Eu ajudava a minha mãe desde pequena, então foi aí que tudo começou”. Ela descobriu o projeto por meio de um amigo, e começou a trabalhar junto com a Debbie em 2018. “Peguei o módulo Garçom e gostei muito. Por isso, segui fazendo os outros cursos”.

Ana conta que aprendeu, principalmente, como servir os clientes, fazer drinks elaborados e preparar pratos mais saudáveis. Apaixonada por gastronomia desde pequena, o Gastrô For All foi a porta de entrada para entrar na área a fim de seguir na profissão.

Hoje, além de participar do projeto, ela também cursa Gastronomia no Senac Minas Gerais. “Minha maior dificuldade é equilibrar muitos copos com bebidas na bandeja e fazer os cálculos matemáticos”.

Mas nada a impede de seguir seus sonhos. Para um futuro próximo, ela quer principalmente se especializar em confeitaria e continuar com os módulos do Gastrô For All. “Eu gosto do projeto, porque tem vários cursos legais, em que aprendo muito. Além disso, a turma é muito legal”.

Trabalhando com jovens que possuem desde o Transtorno do Espectro Autista à Síndrome de Down, a simpatia, o profissionalismo e a qualidade do serviço são a peça-chave para o projeto. “A inclusão e a gastronomia certamente se completam. Todo prato fica melhor com uma pitada de inclusão”. Para que os jovens tirem o melhor proveito das atividades, o projeto conta com uma equipe não só de professores, psicólogos e fisioterapeutas, como também de terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, fonoaudiólogos e muitos outros.

Atualmente, Debbie dedica-se quase que exclusivamente ao Gastrô For All. “Meu sonho é ver o projeto crescer e se expandir para todos os continentes, pois acredito no poder da transformação. O tempo urge e precisamos buscar nossa felicidade, considerando nossa essência e nosso poder de transformar o mundo”.


Siga o Gastrô For All: @gastroforall

Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação

Post anterior: Séries sobre Gastronomia

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *