Izabel Alvares

Izabel Alvares

Izabel Alvares transformou sua vida ao vencer o Masterchef Brasil 2015 e apostar na alimentação Low Carb

Para Izabel Alvares, trabalhar com gastronomia foi, por muito tempo, um sonho distante. Vinda de uma família em que a mãe cozinha muito mal, e o pai estava sempre viajando a trabalho, Izabel decidiu ela mesma assumir o preparo das refeições dentro de casa. 

E foi assim desde os 12 anos de idade. “Meu pai é cantor de ópera, e viajava para cantar profissionalmente. Quando voltava, ele trazia vários ingredientes na mala, como arroz arbóreo, que era uma coisa que não tinha muito no Brasil quando eu era pequena”, relembra. Com afinidade principalmente pela gastronomia italiana, sempre amou fazer molhos e doces variados, desenvolvendo desde cego seus talentos dentro da cozinha.

Mas na época de ir para a faculdade, não havia cursos de gastronomia na região onde morava. “Além disso, meus pais achavam muito arriscado, porque não é uma profissão como é hoje em dia”. Então, optou por estudar Jornalismo, na esperança de que um dia conseguisse incluir a gastronomia em seu trabalho. “Eu tinha uma produtora de eventos. Meu desejo era desenvolver um buffet dentro dos eventos gastronômicos”.

Em 2015, Izabel estava decidida a iniciar o serviço de buffet da produtora. Mas, sem ter um curso de profissionalização ou visibilidade, resolveu se inscrever na segunda temporada do Masterchef Brasil. “Minha motivação foi justamente para que pudesse ingressar no universo profissional”.

Participando do programa, ela sabia que ganharia uma importante visibilidade nacional. Além disso, caso vencesse, seria premiada com uma bolsa de estudos na escola Le Cordon Bleu, em Paris, e um valor em dinheiro para impulsionar o negócio. 

Mesmo que nunca tivesse trabalhado profissionalmente com cozinha, lá estava ela. Cozinhando para três dos mais renomados chefs brasileiros e concorrendo com 17 aspirantes cozinheiros. Com provas cada vez mais desafiadoras e uma pressão sem fim, Izabel saiu da cozinha do Masterchef com dois grandes ensinamentos.

O primeiro deles foi não desperdiçar alimentos. “Como era uma cozinheira de casa, não tinha uma noção tão boa de como alimentar o alimento inteiro. Ter a Paola [Carosella] como chef de cozinha passando essa bandeira foi essencial, para que olhasse para a comida como um ciclo que envolve muito mais do que a bandejinha que está no supermercado”.

Em segundo lugar, aprendeu também a ter disciplina com o tempo. “É muito difícil não ficar nervoso e, por isso, não errar tudo”. Mas ela reconhece a importância de os participantes terem que lutar contra o tempo dentro do programa, pois isso se aplica à realidade dos restaurantes, em que o serviço não pode atrasar a entrega ao cliente. “Quando terminei o Masterchef e ingressei na carreira profissional, já tinha passado por esse momento de medo, horário e de como organizar o tempo. O programa me ajudou demais”, explica.

“A cozinha funciona como uma dança. Então todo mundo precisa estar dentro do seu tempo, fazer as coisas na sua hora para dar certo”.

Eu disse anteriormente que Izabel saiu da cozinha do Masterchef com dois grandes ensinamentos. Mas na verdade, ela saiu com muito mais do que isso. Saiu como a grande vencedora da temporada. “Minha vida mudou completamente”.

Dedicando 100% do seu trabalho à gastronomia, seguiu um rumo diferente do que havia planejado. Deixou de lado a produtora de eventos, mas abriu a loja Magrela Shop, uma espécie de empório online com produtos Low Carb. “Comecei a alimentação Low Carb após vencer o Masterchef. Estava 42kg acima do peso e tinha desenvolvido uma doença autoimune, a psoríase. Encontrei pesquisas que associavam uma dieta baseada em alimentos com baixo índice glicêmico à melhora da minha condição”.

Um ano e meio depois, ela estava 38kg mais magra e todos os sintomas da psoríase tinham desaparecido. “Achei que devia compartilhar quais foram as receitas que eu fiz. E mais do que as receitas, posso compartilhar com as pessoas realmente a comida”.

Com entregas para as regiões de São Paulo e Rio de Janeiro, o grande diferencial da loja é não ser apenas uma marca de produtos considerados saudáveis. É, acima de tudo, uma marca de comida de verdade. “Não usamos conservantes. É como se você estivesse produzindo a comida na sua casa e consumindo imediatamente”.

Além disso, a empresa preza pelo sabor. Fugindo da ideia de que comida saudável precisa ser sem graça e sem sabor, a loja associa a comida como algo divertido e gostoso. “Por isso, nosso lema é ‘Saudável e saboroso’, porque é uma comida para você poder comer todos os dias da sua vida, não só quando está de dieta. É para todo mundo, não só quem faz low carb, independente do caminho que você escolher”.

Hoje, Izabel também trabalha com eventos presenciais e buffet, conforme o pedido do cliente, assim como palestras para falar de sua trajetória no Masterchef, seu emagrecimento e sua trajetória física e emocional.

Mas como a grande vencedora do Masterchef faz para elaborar novas receitas? Ela explica que o mais importante é conhecer as bases. “Com elas, você consegue inventar e reinventar clássicos. Você consegue entender se aquelas casinhas de sabores vão combinar antes mesmo de fazer uma comida”.

E para quem gosta de novas receitas, fique de olho nas redes sociais da Izabel! Em 2021, ela se prepara para compartilhar cada vez mais receitas e experiências do universo gastronômico com o público. “[Falar] com as pessoas que gostariam de emagrecer, que lidam com compulsão alimentar – que é um problema meu e que consegui superar depois de muitos anos”.


Siga: @izabel_alvares

Foto destaque: Divulgação/Cora Food Agency

Leia também: Pão de Família

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *