Lena Araújo

Lena Araújo

Apaixonada pelos sabores da Itália, Lena Araújo especializou-se em massas artesanais e inaugurou a escola Pasta Academy

Lena Araújo é chef pastaia, especializada em massas artesanais pouco conhecidas no Brasil. “Eu sempre gostei de cozinhar. Ninguém me ensinou, mas sempre estive perto da minha mãe para observar o que fazia de bom. Assim, eu descobri que tinha aprendido. Pedi para eu fazer o almoço de domingo e todos adoraram”, conta.

Proprietária da escola Pasta Academy, ela ministra cursos e apresenta ao mercado brasileiro a diversidade de massas originais das diferentes regiões da Itália, como Sardenha, Sicília, Piemonte e muitas outras.

“No começo, cozinhar era só um hobby. Até que um dia, minha amiga Joana chegou com um folder de uma escola de gastronomia, era o último dia de matrícula”. Sem saber no que tudo aquilo iria dar, resolveu se inscrever. Como resultado, passou dois anos estudando no Instituto Gastronômico das Américas (IGA).

Em seguida, aventurou-se fora do país. Em Madri, teve a oportunidade de fazer um curso livre, com o qual aprendeu sobre dia a dia na alta cozinha, mas não se encantou. Sua grande paixão foi, principalmente, a Itália, onde descobriu a fundo o universo das massas artesanais, e entrou em contato com o enorme leque de possibilidades com que trabalhar. “Não fui eu quem escolheu a massa, ela que me escolheu. Para mim, a comida afetiva e de conforto é certamente muito mais atraente [do que algo mais refinado]”, explica.

Aprendeu algumas técnicas no preparo com um dos melhores da área, o chef Ville Della Penna. Além disso, Lena também tem como inspiração o prestigiado chef Massimo Botura, “ele não é da tradição, mas o acho incrível no sentido de quebra de paradigma,”.

Por meio de seu trabalho, Lena procura, acima de tudo, conservar a tradição das massas de origem italiana, valorizando suas produções e lutando para preservar o modo tradicional de confecção. Devido principalmente à constante busca pelas inovações, o que muitos não sabem é que essas massas correm um risco grande de extinção na Itália.

“A busca pelo novo e o ranço para com a tradição são responsáveis por isso. Mas não há como ter futuro se você esquece a trajetória percorrida até o presente. Por isso, eu levanto a bandeira da tradição, como forma de preservar um patrimônio que é mais antigo do que a história do Brasil”, argumenta.

A fim de ter seu próprio negócio, vender e encantar os clientes com a beleza de suas massas, Lena criou a escola Al Dente. “Deu tão certo que hoje divido tudo o que sei com meus alunos do Pasta Academy. São profissionais de alta performance que têm como pilares principalmente o sabor e a beleza”.

Além disso, Lena trabalha também com serviço para eventos, e encanta os clientes por onde passa com suas massas artesanais de fazer qualquer um lamber os beiços.


Lena no Instagram:

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



1 thought on “Lena Araújo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *