Lucia Gagliasso
Lucia Gagliasso leva a gastronomia italiana para restaurante autoral na Barra da Tijuca
Lucia Gagliasso tem a gastronomia no DNA: descendente de italianos, ela começou a cozinhar ainda na juventude, incentivada pela mãe, sogra e comadre. Mas nunca tinha pensado em ter um restaurante. Durante muitos anos, atuou como publicitária, enquanto ajudava a mãe a vender doces caseiros para se sustentarem. “Nunca pensei em ter um restaurante. Cozinhava para fazer as pessoas felizes e celebrar a vida!”, afirma.
Ela vem de uma família na qual a diversão era, principalmente, estar perto da cozinha e experimentar novos pratos. Mãe de Bruno e Thiago Gagliasso, Lucia estava sempre à frente da cozinha, preparando as receitas preferidas dos filhos. Pegou gosto aos poucos, e ficava cada vez mais interessada na profissão.
As coisas começaram a mudar quando seu ex-marido decidiu abrir um restaurante. Foi a primeira vez que ela viu, de perto, como era o dia a dia de uma cozinha profissional. “Quando comecei na gastronomia, eu era ‘a mulher do dono do restaurante que entendia de comida’”, relembra.
O empreendimento durou cerca de dez anos, e – quando estava prestes a fechar as portas – a administração do Barra Garden Shopping, no Rio de Janeiro, convidou a publicitária a continuar no ramo gastronômico, e cedeu um espaço dentro do shopping para que Lucia assumisse – como chef – a cozinha do restaurante Della Chef Gagliasso. “Não ingressei [na gastronomia]; Caí de paraquedas!”, ela brinca.
Localizado na Av. das Américas, 3255, na Barra da Tijuca, o restaurante de culinária italiana tem um menu todo assinado pela chef. Autodidata, ela formou suas referências principalmente a partir do que aprendeu com a família, viajando muito e conhecendo vários restaurantes. “Foi a partir daí que eu me senti uma chef de verdade.”
Siga o Mulheres na Gastronomia no Instagram
Com uma cozinha simples, familiar, cheia de tempero e amor, ela homenageia seus ancestrais por meio dos pratos. O Fettuccine Nonna Miloca – com camarões flambados no vinho branco com molho de camarão levemente picante -, por exemplo, recebe o nome da sogra, enquanto o Gamberetti Nonna Marina – massa com recheio de camarão, ricota, queijo catupiry gratinado ao molho cremoso de camarão rosado -, honra um dos pratos preferidos de sua mãe.
“Alguém já viveu a experiência de comer um alimento e ser levado de volta a um momento marcante de sua vida? Foi exatamente por isso que homenageei as mulheres que fizeram esses pratos para mim. Assim, quando como, tenho a poderosa sensação de tê-las eternamente dentro de mim.”
Para montar novas receitas, ela é fã do menos é mais: alho, cebola, azeite e sal, tudo simples e saboroso, mas muito bem temperado. Para ela, o ingrediente principal é, acima de tudo, o amor de quem gosta do que faz. “A receita tem que entrar na nossa alma, se tornar inesquecível. Tem uma frase de Susan Whitbourne, especialista em ciências psicológicas e cerebrais da Universidade de Massachusetts, que li e achei bem interessante: ‘As lembranças provocadas pelos alimentos envolvem os 5 sentidos, por isso, são consideradas as mais intensas’”.
Com a pandemia, Lucia teve a oportunidade de focar no Delivery, que quase não trabalhava até então. Além disso, se especializou na própria fabricação de massas frescas e molhos.
Dois anos após a inauguração, o Della Chef é sucesso garantido no RJ e já recebeu visitas de Fernanda Paes Leme, Luana Xavier, Rafael Zulu e muitos outros. Mas a família ainda é o centro de sua vida. Ela conta que o filho primogênito, Bruno Gagliasso, adora frutos do mar e, por isso, sempre pede o Gambaretti Nonna Marina. Já Thiago, prefere carne com massa, e ama o Polpettoni com Fettuccine.
Para os netinhos, Titi e Bless (e, certamente, o Zyan, daqui uns anos), a escolha é sempre macarrão. “[Para as] crianças é só macarrão, macarrão, macarrão... Não sabem mais comer outra marca, só a que faço. Pedem para me ligar e dizem: ‘vó, traz macarrão, traz macarrão, traz macarrão’! Chegam a cantar, em coro, ‘traz macarrão’, muito engraçadinhos!”
Para este ano, Lucia vai implantar o Della Chef em Casa, a fim de oferecer refeições completas, com direito a entrada e sobremesa, para grupos de seis, dez ou quinze pessoas. Quanto a novas receitas, ela conta que vai ter a oportunidade de ter uma cozinha exclusivamente sua. “Vou começar a passar para as pessoas tudo o que eu aprendi, indo além do cardápio italiano; Contar a minha história, como tudo começou e minha ligação com o alimento. Vou poder falar do waffer ao bolo da vó Miloca, a caranguejada que uma tia muito querida fazia e era motivo de festa [e muito mais”.
Fotos: Divulgação e Wellington Tessaro
Um comentário em “Lucia Gagliasso”