Lucia Gagliasso

Lucia Gagliasso

Lucia Gagliasso leva a gastronomia italiana para restaurante autoral na Barra da Tijuca

Lucia Gagliasso tem a gastronomia no DNA: descendente de italianos, ela começou a cozinhar ainda na juventude, incentivada pela mãe, sogra e comadre. Mas nunca tinha pensado em ter um restaurante. Durante muitos anos, atuou como publicitária, enquanto ajudava a mãe a vender doces caseiros para se sustentarem. “Nunca pensei em ter um restaurante. Cozinhava para fazer as pessoas felizes e celebrar a vida!”, afirma.

Ela vem de uma família na qual a diversão era, principalmente, estar perto da cozinha e experimentar novos pratos. Mãe de Bruno e Thiago Gagliasso, Lucia estava sempre à frente da cozinha, preparando as receitas preferidas dos filhos. Pegou gosto aos poucos, e ficava cada vez mais interessada na profissão.

As coisas começaram a mudar quando seu ex-marido decidiu abrir um restaurante. Foi a primeira vez que ela viu, de perto, como era o dia a dia de uma cozinha profissional. “Quando comecei na gastronomia, eu era ‘a mulher do dono do restaurante que entendia de comida’”, relembra.

O empreendimento durou cerca de dez anos, e – quando estava prestes a fechar as portas – a administração do Barra Garden Shopping, no Rio de Janeiro, convidou a publicitária a continuar no ramo gastronômico, e cedeu um espaço dentro do shopping para que Lucia assumisse – como chef – a cozinha do restaurante Della Chef Gagliasso. “Não ingressei [na gastronomia]; Caí de paraquedas!”, ela brinca.

Localizado na Av. das Américas, 3255, na Barra da Tijuca, o restaurante de culinária italiana tem um menu todo assinado pela chef. Autodidata, ela formou suas referências principalmente a partir do que aprendeu com a família, viajando muito e conhecendo vários restaurantes. “Foi a partir daí que eu me senti uma chef de verdade.”

Siga o Mulheres na Gastronomia no Instagram

Com uma cozinha simples, familiar, cheia de tempero e amor, ela homenageia seus ancestrais por meio dos pratos. O Fettuccine Nonna Miloca – com camarões flambados no vinho branco com molho de camarão levemente picante -, por exemplo, recebe o nome da sogra, enquanto o Gamberetti Nonna Marina – massa com recheio de camarão, ricota, queijo catupiry gratinado ao molho cremoso de camarão rosado -, honra um dos pratos preferidos de sua mãe.

“Alguém já viveu a experiência de comer um alimento e ser levado de volta a um momento marcante de sua vida? Foi exatamente por isso que homenageei as mulheres que fizeram esses pratos para mim. Assim, quando como, tenho a poderosa sensação de tê-las eternamente dentro de mim.”

Para montar novas receitas, ela é fã do menos é mais: alho, cebola, azeite e sal, tudo simples e saboroso, mas muito bem temperado. Para ela, o ingrediente principal é, acima de tudo, o amor de quem gosta do que faz. “A receita tem que entrar na nossa alma, se tornar inesquecível. Tem uma frase de Susan Whitbourne, especialista em ciências psicológicas e cerebrais da Universidade de Massachusetts, que li e achei bem interessante: ‘As lembranças provocadas pelos alimentos envolvem os 5 sentidos, por isso, são consideradas as mais intensas’”.

Com a pandemia, Lucia teve a oportunidade de focar no Delivery, que quase não trabalhava até então. Além disso, se especializou na própria fabricação de massas frescas e molhos.

Dois anos após a inauguração, o Della Chef é sucesso garantido no RJ e já recebeu visitas de Fernanda Paes Leme, Luana Xavier, Rafael Zulu e muitos outros. Mas a família ainda é o centro de sua vida. Ela conta que o filho primogênito, Bruno Gagliasso, adora frutos do mar e, por isso, sempre pede o Gambaretti Nonna Marina. Já Thiago, prefere carne com massa, e ama o Polpettoni com Fettuccine.

Para os netinhos, Titi e Bless (e, certamente, o Zyan, daqui uns anos), a escolha é sempre macarrão. “[Para as] crianças é só macarrão, macarrão, macarrão... Não sabem mais comer outra marca, só a que faço. Pedem para me ligar e dizem: ‘vó, traz macarrão, traz macarrão, traz macarrão’! Chegam a cantar, em coro, ‘traz macarrão’, muito engraçadinhos!”

Para este ano, Lucia vai implantar o Della Chef em Casa, a fim de oferecer refeições completas, com direito a entrada e sobremesa, para grupos de seis, dez ou quinze pessoas. Quanto a novas receitas, ela conta que vai ter a oportunidade de ter uma cozinha exclusivamente sua. “Vou começar a passar para as pessoas tudo o que eu aprendi, indo além do cardápio italiano; Contar a minha história, como tudo começou e minha ligação com o alimento. Vou poder falar do waffer ao bolo da vó Miloca, a caranguejada que uma tia muito querida fazia e era motivo de festa [e muito mais”.


Fotos: Divulgação e Wellington Tessaro

Leia também: Mulheres na cozinha: o paradoxo

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



1 thought on “Lucia Gagliasso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *