Cozinha de Vegetais

Cozinha de Vegetais

Com um cardápio onde quem brilha são os vegetais, Mari Sciotti conquista no Quincho com seus sabores inesquecíveis

A cozinha de Mari Sciotti é simples, mas surpreendente. Bruta e, ao mesmo tempo, delicada. Acolhedora e sedutora. Mas é, acima de tudo, muito saborosa.

Mari sempre foi interessada pelo universo da cozinha. Com uma forte memória afetiva e muita referência familiar, suas lembranças da infância são, sobretudo, de ajudar as avós a cozinhar. “Com 10 anos ganhei o meu primeiro livro de receitas: Criança na cozinha. Eu amava. Me lembro do brownie e dos rolinhos de salsicha que eu sempre fazia para meus irmãos”.

Mas nunca pensou fazer isso profissionalmente. Formada em Moda, trabalhou por 10 anos com figurino e maquiagem para cinema. A gastronomia era, portanto, um grande hobby.

A mudança veio em 2014, quando Mari percebeu que o sua paixão era certamente a cozinha. Decidiu então abrir o próprio negócio; um delivery de marmitas apelidado de Lá de Casa – Quentinhas Requintadas. Foi a porta de entrada para transformar o hobby em profissão.

Autodidata, Mari conta que aprendeu a cozinhar de fato cozinhando. “Fiz alguns cursos, viajo sempre que posso, como muito e de tudo”. Além disso, chegou a estagiar no extinto Tete a Tete, do chef Gabriel Matteuzzi. Ainda assim, reconhece que o grande aprendizado veio ao longo de sua trajetória como empreendedora.

No ano seguinte, o Lá de Casa evoluiu para o Casa Lema, seu primeiro restaurante. Inaugurado em 2015, o estabelecimento oferecia comida variada, voltado, principalmente, para o almoço executivo da região do Itaim, em São Paulo. Três anos depois, surgiu um novo projeto junto de seu marido e dois amigos. Era o início do Quincho Cozinha e Coquetelaria.

“A gente sentia falta de um lugar vegetariano fora dos padrões pré-estabelecidos de comida fitness ou com temperos indianos. Não encontrávamos um lugar vegetariano para jantar e tomar drinks, por exemplo”.

Com um cardápio onde quem brilham são os vegetais, o lugar mostra que legumes e verduras podem, sem dúvida, compor receitas deliciosas; e que a cozinha de vegetais não é só para os vegetarianos. “Gosto de preparos simples e sabores complexos. Todos que entram no Quincho se sentem contemplados. Inclusive os carnívoros”.

Considerado o Melhor Vegetariano de SP pela Folha de S. Paulo em 2019, a Casa tem um ambiente descolado e cardápio criativo, bem como opções de drinks e petiscos variados.

“Amo comer vegetais e acho que eles não têm os preparos e cuidados que merecem. Por isso, não chegam no ápice do sabor e textura que podem proporcionar quando bem feitos. O consumo consciente de carne não é o futuro; é o presente. É nosso dever buscar uma alimentação mais equilibrada”.

Mari pensa em receitas novas o tempo todo. Não à toa, sempre anda com um caderninho para anotar as ideias que surgem durante o dia. “Tudo pode me inspirar num prato novo. Algo que comi, vi, um ingrediente específico, uma combinação de sabores”. Junta as ideias e as coloca em prática conforme seus projetos. “Gosto de pensar em várias possibilidades criativas diferentes”.

Animada com o futuro do restaurante, ela se prepara para abrir a Mercearia do Quincho; uma Rotisseria de produtos para que as pessoas possam ter a vida na cozinha de casa facilitada. “Teremos nossa loja física, na mesma quadra do restaurante e um e-commerce para atender mais clientes”. E seus próximos projetos são voltados, para estabelecer o Quincho não só como restaurante, mas também como marca.


Foto destaque: Divugação

Post anterior: Economize nas compras online!

Siga o Mulheres na Gastronomia: @mulheresnagastronomia

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



1 thought on “Cozinha de Vegetais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *