Cozinha de Vegetais

Cozinha de Vegetais
Mari Sciotti. Cozinha de Vegetais. Foto: Divulgação

Com um cardápio onde quem brilha são os vegetais, Mari Sciotti conquista no Quincho com seus sabores inesquecíveis

A cozinha de Mari Sciotti é simples, mas surpreendente. Bruta e, ao mesmo tempo, delicada. Acolhedora e sedutora. Mas é, acima de tudo, muito saborosa.

Mari sempre foi interessada pelo universo da cozinha. Com uma forte memória afetiva e muita referência familiar, suas lembranças da infância são, sobretudo, de ajudar as avós a cozinhar. “Com 10 anos ganhei o meu primeiro livro de receitas: Criança na cozinha. Eu amava. Me lembro do brownie e dos rolinhos de salsicha que eu sempre fazia para meus irmãos”.

Mas nunca pensou fazer isso profissionalmente. Formada em Moda, trabalhou por 10 anos com figurino e maquiagem para cinema. A gastronomia era, portanto, um grande hobby.

A mudança veio em 2014, quando Mari percebeu que o sua paixão era certamente a cozinha. Decidiu então abrir o próprio negócio; um delivery de marmitas apelidado de Lá de Casa – Quentinhas Requintadas. Foi a porta de entrada para transformar o hobby em profissão.

Autodidata, Mari conta que aprendeu a cozinhar de fato cozinhando. “Fiz alguns cursos, viajo sempre que posso, como muito e de tudo”. Além disso, chegou a estagiar no extinto Tete a Tete, do chef Gabriel Matteuzzi. Ainda assim, reconhece que o grande aprendizado veio ao longo de sua trajetória como empreendedora.

No ano seguinte, o Lá de Casa evoluiu para o Casa Lema, seu primeiro restaurante. Inaugurado em 2015, o estabelecimento oferecia comida variada, voltado, principalmente, para o almoço executivo da região do Itaim, em São Paulo. Três anos depois, surgiu um novo projeto junto de seu marido e dois amigos. Era o início do Quincho Cozinha e Coquetelaria.

“A gente sentia falta de um lugar vegetariano fora dos padrões pré-estabelecidos de comida fitness ou com temperos indianos. Não encontrávamos um lugar vegetariano para jantar e tomar drinks, por exemplo”.

Com um cardápio onde quem brilham são os vegetais, o lugar mostra que legumes e verduras podem, sem dúvida, compor receitas deliciosas; e que a cozinha de vegetais não é só para os vegetarianos. “Gosto de preparos simples e sabores complexos. Todos que entram no Quincho se sentem contemplados. Inclusive os carnívoros”.

Considerado o Melhor Vegetariano de SP pela Folha de S. Paulo em 2019, a Casa tem um ambiente descolado e cardápio criativo, bem como opções de drinks e petiscos variados.

“Amo comer vegetais e acho que eles não têm os preparos e cuidados que merecem. Por isso, não chegam no ápice do sabor e textura que podem proporcionar quando bem feitos. O consumo consciente de carne não é o futuro; é o presente. É nosso dever buscar uma alimentação mais equilibrada”.

Mari pensa em receitas novas o tempo todo. Não à toa, sempre anda com um caderninho para anotar as ideias que surgem durante o dia. “Tudo pode me inspirar num prato novo. Algo que comi, vi, um ingrediente específico, uma combinação de sabores”. Junta as ideias e as coloca em prática conforme seus projetos. “Gosto de pensar em várias possibilidades criativas diferentes”.

Animada com o futuro do restaurante, ela se prepara para abrir a Mercearia do Quincho; uma Rotisseria de produtos para que as pessoas possam ter a vida na cozinha de casa facilitada. “Teremos nossa loja física, na mesma quadra do restaurante e um e-commerce para atender mais clientes”. E seus próximos projetos são voltados, para estabelecer o Quincho não só como restaurante, mas também como marca.


Foto destaque: Divugação

Post anterior: Economize nas compras online!

Siga o Mulheres na Gastronomia: @mulheresnagastronomia

Um comentário em “Cozinha de Vegetais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.