Mitos da Gastronomia

Mitos da Gastronomia

Conheça 5 mitos mais comuns da cozinha e as verdadeiras explicações por trás deles

Manga com leite faz mal? Colocar açúcar tira a acidez do molho? Bebida gelada causa dor de garganta? A gastronomia – assim como outras áreas de estudo e conhecimento – é cheia de mitos e verdades. Alguns deles são antigos, desde a época da escravidão. Outros, mais recentes. Para não cair nas lendas do senso comum, confira abaixo 5 mitos da gastronomia e as verdadeiras explicações por trás de cada um.

1. Manga com leite faz mal?

Mito. Muita gente pensa que essa combinação é tóxica e faz mal um super mal para a saúde, com problemas gastrointestinais de diarreia e até a morte. Mas essa má fama não tem nenhuma comprovação científica. Na verdade, o mito vem do período da escravidão no Brasil, numa época em que a única coisa servida aos escravos era leite e havia vastas plantações de manga nas fazendas. A fim de garantir que os escravos não comessem as frutas, os donos da fazenda inventaram a história de que leite com manga matava. 

De acordo com a Dra. Janyele Sales, formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, “a manga é uma fruta rica em nutrientes e associada ao leite é uma combinação nutricional saudável”. A não ser que você tenha uma certa intolerância à lactose, beber leite com manga certamente não vai te fazer mal.

2. Lavar a faca em água quente estraga o corte?

Mito. O que de fato estraga a faca é utilizá-la para cortes em superfícies muito duras, que acabam desgastando o fio. Por exemplo, em tábuas de vidro e porcelana. Por isso, o ideal é sempre usar tábuas plásticas ou  de madeira. Não tem problema lavar a faca com água quente. Pelo contrário, a água pode ser aliada até nesses momentos. “Em uma temperatura acima de 80ºC, ela é capaz de quebrar as partículas de gordura que podem ficar impregnadas, garantindo a conservação e brilho”, explica o site Sabor à Vida.

3. Açúcar tira a acidez do molho de tomate?

Mito. O que o açúcar faz é mascarar a acidez. Por causa de sua doçura, ele consegue neutralizar e amenizar a percepção da acidez no molho de tomate, mas não a tira. Se você deseja de fato retirar a acidez, o ideal é acrescentar algo como o bicarbonato de sódio, que é uma substância ligeiramente alcalina, e ao entrar em contato com ácidos passa por uma reação química equilibrando o ph do conjunto.

4. Bebida gelada causa dor de garganta?

Mito. Ao contrário do que muitos pensam, as bebidas geladas não causam dor de garganta. A inflamação não ocorre diretamente por causa da ingestão de coisas geladas, mas sim pela contaminação de vírus e bactérias espalhados pelo ar. Mas, dependendo do organismo, se for mais sensível, as bebidas geladas podem contribuir para o aumento da dor, caso já exista algum problema no órgão.

5. Aquecer o azeite faz mal para a saúde?

Mito. O aquecimento caseiro apenas reduz o poder antioxidante do alimento. Então não se preocupe! Aquecer o azeite não não forma substâncias tóxicas e não é prejudicial à saúde. Na verdade, a única coisa que acontece com o aquecimento é uma redução de compostos fenólicos, que garantem o aspecto antioxidante e anti-inflamatório.


Siga o Mulheres na Gastronomia: @mulheresnagastronomia

Post anterior: Banana Verde

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *