Quem somos

O Mulheres na Gastronomia não é um blog só para mulheres. Pelo contrário. É para todos os amantes da boa gastronomia que querem conhecer mais sobre a figura da mulher dentro da cozinha profissional.

Criado em 2019, o blog surgiu a partir de uma inquietação: historicamente, em um mundo constituído de sociedades machistas, a figura da mulher foi e, em alguns casos, ainda é atribuída à figura da dona de casa, da mãe e a cozinheira. Contudo, na gastronomia profissional, cargos de destaque – como chefs e subchefs – são majoritariamente ocupados por homens.

No século XX, o chef francês Auguste Escoffier defendia que a culinária profissional era uma “arte elevada” exclusiva para os homens, por ser uma tarefa pesada e quente. Por isso, ele acreditava que as mulheres deveriam ficar encarregadas de pratos considerados mais simples, sem ocupar os altos cargos dentro da profissão. Ou seja, o mesmo mundo que reduzia as mulheres às cozinheiras de família, também as reprimia quando realizavam a atividade de modo semelhante aos homens.

Seja a sua preferência churrasco, alimentação saudável, um bom vinho ou comida afetiva, no Mulheres na Gastronomia você encontra um pouquinho de tudo, sempre com uma protagonista da área. Não só os aspectos mais interessantes de suas trajetórias, mas também suas especialidades, rotinas e desafios profissionais. Cada post, uma nova e incrível personagem para vocês conhecerem sua história e seu trabalho, além de dicas e, principalmente, muito sabor!

Redação e Conteúdo

Gabriela Del Carmen é estudante do terceiro ano de Jornalismo na faculdade Cásper Líbero. Embora não tenha muito sucesso em suas experiências dentro da cozinha, tem uma paixão imensa por provar os melhores ingredientes, saborear os melhores pratos, escrever e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar todos essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muito diálogo e diversidade. Para sugerir pautas, anunciar com a gente e dar o seu feedback, entre em contato por e-mail, celular ou redes sociais.