Na vinícola Cristofoli, mães e filhas se unem para tocar o negócio

Na vinícola Cristofoli, mães e filhas se unem para tocar o negócio
Foto: Divulgação

Era Maria de Lourdes quem preparava para Bruna, desde os seis anos de idade, uma mistura de água com o vinho que sua família produzia em suas terras, em Bento Gonçalves (RS). A bebida, que Maria também tomava quando era criança, foi a forma que encontrou para atender à vontade da filha de provar o vinho, tão presente em sua infância.

Nesta época, quando a família Cristofoli ainda produzia vinhos de mesa, Bruna nem imaginava que, alguns anos depois, estaria à frente de uma das mais reconhecidas vinícolas de vinhos finos da Serra Gaúcha, trabalhando ao lado de sua mãe.

A menina foi criada nos parreirais, com o pai e o tio no trabalho pesado no campo e a mãe e a tia na retaguarda. No entanto, Bruna só percebeu que daria continuidade aos negócios da família aos 15 anos, quando fez seu primeiro curso técnico sobre vinhos.

Foi a peça-chave para comprovar sua paixão pela área. Desde então, não parou de estudar e acompanhar mais de perto cada etapa da produção do vinho, do campo ao ponto de venda. Aprendeu aos poucos, entre cursos na Itália e na Alemanha e a ajuda dos pais, até assumir a função de diretora-executiva da vinícola Cristofoli.

Uma das inovações que ela trouxe para a vinícola foi o enoturismo, a fim de proporcionar aos clientes, mais do que um produto de qualidade. Uma experiência completa cheia de memória afetiva. Foi aí que Bruna e Maria de Lourdes se conectaram ainda mais.

A mãe, com o apoio da tia Roseli, é responsável por toda a parte gastronômica dos passeios oferecidos pela vinícola, como o almoço ao ar livre com vista para os parreirais. “Trabalhar com minha mãe é uma sorte muito grande. A gente é muito diferente, mas se dá muito bem”, diz Bruna, em comunicado.

O grande desafio, segundo a enóloga, é encontrar tempo para conversar sobre outros variados, fora do trabalho. “O convívio é muito rico, porque é uma oportunidade de crescimento mútuo. Eu passo para ela o meu conhecimento, de uma geração mais nova, e ela compartilha sua experiência de vida”, completa.

Mas Bruna e Maria de Lourdes não são a única dupla de mãe e filha na equipe da vinícola Cristofoli. Letícia, prima de Bruna e enóloga responsável pela loja de vinhos, é filha de Roseli, parceira de Maria de Lourdes nos almoços harmonizados.

“Desde pequena eu trabalhava e brincava com meu primo na vinícola. Lembro que entrávamos nos tanques para tirar os bagaços das uvas e saíamos todos sujos, o que, no final das contas, virava uma grande brincadeira. Nessa época, a gente ajudava, mas acabava levando bronca de minha mãe e minha tia por causa das roupas imundas. Hoje, nossa relação é de parceria pelo sucesso de um negócio que atravessa há tanto tempo a história de nossa família”, recorda Letícia.


Siga o Mulheres na Gastronomia no Instagram

Leia também: GastroEventos: Festival Food Lovers, Wine Trade Fair & Mais