Nicia Nuss

Nicia Nuss
nicia-nuss-foto-por-volnei-souza.

Conheça Nicia Nuss, personal chef que oferece Buffet para eventos exclusivos

A gastronomia não estava no topo da lista de desejo de Nicia Nuss. Pelo contrário, durante muitos anos ela focou sua vida profissional em uma área bem diferente. Buscou o MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, e passou alguns anos atuando no ramo. “Mas nunca me senti muito confortável. Parecia que não era meu lugar”.

Então, decidiu apostar em outra ocupação. A inspiração de seguir na gastronomia veio da infância, quando observava os pais e as tias cozinhando. “Gostava desde pequena de assistir a programas de culinária, e fui me aventurando sem medo de errar”.

Nicia estudou por conta própria, com a ajuda de muitos livros, vídeos e cursos. Para que aprendesse as bases, os livros básicos de fundamento foram essenciais. Logo depois, participou de cursos de cozinha básica, a fim de aprofundar seus conhecimentos técnicos.

“Minha cozinha é raiz, afetiva e com histórias. Gosto de comidas que remetem à infância, aos avós, pais e às mães que já partiram dessa vida. Gosto da raiz, do fogão a lenha, do simples! Uso objetos comuns, que todos têm em casa. Isso é o que eu mais gosto de tudo que faço”.

Para ingressar na gastronomia, a dificuldade foi, principalmente, enfrentar sua própria insegurança. “Mas foi só questão de tempo”. Hoje, ela trabalha com buffet e eventos exclusivos, bem como encomendas de pratos prontos e jantares. “Temos propostas prontas, pois geralmente ninguém tem ideia do que quer servir. Mas montamos cardápios personalizados também conforme preferências”, explica.

E como ela elabora novas receitas? Nicia fala de um processo “desafiador”. Como tudo parte de um princípio, um ponto inicial, ela considera mais difícil criar um cardápio completo do que uma receita em especial. Mas, graças ao estudo constante e anos de experiência, ela consegue chegar no resultado esperado.

Refletindo sobre seus planos para o futuro, Nicia garante que tem muitos, mas que a pandemia mudou seus planos várias vezes. “Alguns foram adiados, outros já estou colocando em prática. Mas eu já adianto, abrir um restaurante não é um deles!”.


Siga: @nicianuss

Foto: Volnei Souza

Post anterior: Rafaella Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *