Séries sobre gastronomia

Séries sobre gastronomia

10 séries e realities incríveis da Netflix que todo fã de gastronomia precisa conhecer

Se você, assim como eu, também ama um bom programa de culinária, fique de olho nessas dicas! Perfeitas para as horas de lazer, bem como para servir de inspiração no dia a dia, essas séries da Netflix vão encher a sua cabeça de novas ideias. Então prepare o seu balde de pipoca, sente no sofá e dê o play!

1. Sal, gordura, acidez e calor

Essa minissérie documental acompanha a chef Samin Nosrat em uma saga pelo mundo. Explicando os quatro principais elementos da culinária – sal, gordura, acidez e calor – ela experimenta comidas incríveis e conhece outras culturas. Além disso, mostra diferentes curiosidades e, é claro, receitas deliciosas.

São quatro episódios, cada um dedicado a um dos elementos, responsáveis por deixar a comida uma delícia ou um verdadeiro desastre.

Assista aqui.

2. The Final Table

Essa é, certamente, a dica perfeita para quem gosta de Masterchef. A série une grandes chefs do mundo para criarem pratos de nove países diferentes; com a difícil missão de agradar ao paladar exigente dos jurados. Os cozinheiros são desafiados a reinterpretar um prato nacionalmente significativo no país em questão.

O episódio dedicado ao Brasil trouxe a feijoada como peça chave, avaliada por Bebel Gilberto, Alessandra Ambrósio e Josimar Melo, crítico da Folha de S. Paulo. Além disso, o episódio contou com a presença da chef Helena Rizzo, do Maní, que escolheu a mandioca como tema central.

Assista aqui.

3. Midnight Diner: Tokyo Stories

Quem quiser conhecer a gastronomia japonesa mais a fundo não pode deixar de assistir a essa série. Ela não é um reality show em si; mas sim a história do restaurante Meshiya, que abre somente à meia-noite, disposto a cozinhar qualquer coisa que o cliente pedir. Pratos simples e mais complicados, histórias de amor, família, amizade, brigas, trabalho, humor e drama; tudo em um equilíbrio que não cansa. Ah, e já aviso: assistir a um episódio de estômago vazio é certamente uma tortura!

Assista aqui.

4. A Bizarra Confeitaria de Christine McConnell

O nome faz jus ao programa. Essa série traz a protagonista Christine McConnell ensinando receitas doces com elementos inovadores e ingredientes fora do comum. O grande objetivo não é ensinar a fazer as receitas. Ou seja aqui você não vai encontrar o passo a passo detalhado de cada preparo. Mas o entretenimento é garantido. Apesar de ter um tom sombrio, não deixa de fora o toque de humor. E ainda que você não vire fã dessas receitas inusitadas – para não dizer aterrorizantes -, pelo menos os doces de Halloween já estão garantidos!

Sempre acompanhada pelo gato egípcio, o guaxinim reconstruído e um monstro, a série se preocupa, sobretudo, em ser uma estranheza divertida. Com apenas uma temporada de 6 episódios curtos, é a escolha perfeita para quem curte confeitaria e histórias sinistras.

Assista aqui.

5. Somebody Feed Phil

O programa de viagens culinárias estrelado por Phil Rosenthal traz sua trajetória em restaurantes em todo o mundo. A série mostra Phil em Nova York, Buenos Aires, Irlanda, África do Sul, Veneza, Copenhague e muitos outros, sempre acompanhado de amigos e familiares.

Assista aqui.

6. Chef’s Table

Essa aclamada série é de fato obra de arte! Cada episódio é baseado na rotina de chefs renomados e suas histórias de superação. Eles falam sobre tudo. Sobre como começaram a carreira e suas maiores dificuldades, bem como seu restaurante e pratos famosos. Além disso, falam o que pensam, não só sobre comida, e mostram como chegaram ao topo do sucesso. É certamente uma ótima oportunidade para quem ama estudar sobre gastronomia e quem deseja empreender no ramo ao lado dos melhores do mundo.

Assista aqui.

7. Dinheiro à Mesa

A briga aqui não é apenas sobre quem cozinha melhor e faz os pratos mais bonitos. Pelo contrário, a grande questão é conquistar um grupo de possíveis investidores do projeto de seu restaurante.

Um reality que foca, sobretudo, na nova geração, em busca de transformar o sonho do restaurante de sucesso em realidade. Os pratos dão água na boca, você termina os episódios querendo conhecer cada um dos estabelecimentos. E tem aquela tensão clássica dos reality shows.

Assista aqui.

8. Mandou bem

Está a fim de dar algumas boas risadas? Essa série mostra o quão difícil é arrasar na confeitaria. O programa traz confeiteiros amadores – para não dizer inexperientes. O grande desafio é, acima de tudo, ser o menos pior. Em cada episódio, os competidores tentam produzir cópias de bolos perfeitos. Mas o resultado é um grande desastre, e eles não chegam nem perto do original. Vence o menos pior. O menos horrível. E, por fim, o menos tosco.

Assista aqui.

9. Street Food América Latina

Quem não ama uma comida de rua que atire a primeira pedra. A comida de rua é uma alimentação popular e, sobretudo, democrática. Os chefs não ficam só nos restaurantes cinco estrelas. Pelo contrário, estão nas calçadas, rodeados de pessoas de todas as classes. O programa retrata chefs que nunca estudaram formalmente em uma escola de culinária, mas conquistam seus clientes com o sabor dos pratos.

Assista aqui.

10. Receita da Boa


Mais um para a lista de realities show inovadores. Esse é sobre culinária com maconha. Com classificação indicativa para maiores de 18 anos, os competidores testam suas habilidades em receitas que levam cannabis. A sinopse oficial diz: “Chefs competem para deixar apresentadores e convidados doidões com sua culinária à base de cannabis; regada a infusões de tetrahidrocanabinol e molhos de canabidiol“. Quem vencer leva para casa um prêmio de US$ 10 mil.

Assista aqui.


Siga o Mulheres na Gastronomia: @mulheresnagastronomia

Post anterior: Fraplash em Dobro!

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *