Gastronomia em alto mar

Gastronomia em alto mar

Com a criação do Gastromar, Gisela Schmitt tornou-se pioneira no setor de catering para barcos no Brasil.

Gisela Schmitt nasceu em São Paulo, formou-se em publicidade pela ESPM e desde o início da faculdade começou a trabalhar na área de marketing a comunicação. Aos 22 anos, porém, decidiu trocar de carreira e investir na gastronomia profissional. “Na época em que eu comecei a cozinhar não tinha essa quantidade de faculdade; Em 2002 o Brasil não tinha esse glamour em torno da gastronomia [profissional]”, comenta. Mudou-se para Nova York, onde teve a oportunidade de trabalhar de aprender na prática o trabalho de ser cozinheira. Sem nenhum curso de especialização, suas referências foram formadas, portanto, com pesquisas e a mão na massa.

Sua principal dificuldade ao ingressar no ramo foi a alta exigência demandada. Afinal, necessita de uma grande disciplina e constitui contextos desafiadores. “É uma profissão super difícil. Você vai passar por perrengue na cozinha, ficar doze horas em pé, passar muito calor, frio, cansaço”, reconhece. Ademais, ressalta também a necessidade de aprender a trabalhar muito bem em equipe. Como se fosse uma orquestra, a dedicação de todos deve estar alinhada para que os preparos sejam feitos de forma perfeita.

Passou por cozinhas renomadas em restaurantes ao redor do mundo como o Barolo, Loulou, Cocotte, ABC Kitchen e no extinto Julia Cocina, de Paola Carosella. Quando retornou de vez para São Paulo, já com a experiência trazida de fora, Gisela começou um serviço de buffet e de consultoria para estruturar bares e restaurantes. Foi neste serviço como consultora que a cozinheira foi para Paraty, com o objetivo de montar um restaurante para dois de seus clientes. “Acabei ficando na região durante um ano e comecei a voltar bastante, levando minha estrutura para fazer eventos de almoços e jantares”.   

Cada vez mais em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, percebeu que, apesar de haver uma demanda e um grande turismo de passeio de barcos, a região não tinha nenhum serviço de catering à bordo. Por isso, idealizou a ideia de levar a gastronomia em alto mar e a transformou em negócio, inaugurando, em 2014, o Gastromar, primeiro catering para barco no Brasil. O barco, batizado de “Sem Pressa”, é uma trainera de 50 pés (15,24 m) de estrutura bastante confortável, com sofás, rooftop, lavabo, ducha e SUP (StandUp Paddle). Sua cozinha traz ingredientes locais, sazonais, principalmente orgânicos e frutos do mar que chegam direto dos pescadores, sem conservantes.

Nele, o cliente aproveita a refeição e um belíssimo passeio por Paraty, que possui mais de 60 ilhas. Pensado com cuidado e atenção, o programa muda eventualmente, conforme as condições climáticas e marítimas do dia. Evitam-se lugares cheios de barcos turísticos, priorizando regiões mais tranquilas. Além disso, são feitas paradas para nadar, mergulhar e relaxar. O público também é levado em consideração: as ilhas com praias acabam sendo uma ótima opção quando há crianças à bordo. A embarcação sustenta 2 a 18 pessoas, e o cliente deve reservar a atividade para um grupo fechado para garantir os eventos exclusivos e especiais.

Ao longo dos anos, conforme a demanda aumentava, Gisela concluiu que, bem como a gastronomia em alto mar, precisava de uma cozinha em terra para suportar toda a produção. Por isso, em 2017 lançou o Restaurante Gastromar, uma estrutura em terra firme localizada na Marina Porto Imperial. No local, há um empório com conveniência para os proprietários de barco e para quem vai sair com a embarcação.

A qualidade dos produtos, o mix de ingredientes e o amor pela comida são apenas alguns dos fatores que o Gastromar traz de diferencial dos outros restaurantes da região. Para os clientes, vindos do Rio de Janeiro e estados como Minas Gerais e São Paulo, é praticamente impossível não aproveitar. Tudo é feito com muito capricho, desde os preparos deliciosos e a escolha das louças às conchas de decoração. Uma verdadeira experiência de alta gastronomia em alto mar, única e imperdível para todas as idades.


Site oficial: Gastromar Paraty

Telefone –+55 24 99881 5025

Instagram: @gastromar / Facebook: Gastromar


Fotos de: Affonso Neto

Post anterior: Sonho de Infância

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



1 thought on “Gastronomia em alto mar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *