Gustatividade, por Rebeca Rocha

Gustatividade, por Rebeca Rocha

Ela apostou no sonho de infância e criou o Gustatividade, projeto que oferece serviços gastronômicos exclusivos

Ao contrário de muitas chefs e profissionais da área, Rebeca Rocha conta que até os quatro anos de idade teve problemas em relação à sua alimentação. Nascida e criada em Fortaleza, no Ceará, ela conta que sua mãe passou por diversas tentativas para que tivesse uma relação mais próxima com a gastronomia e ainda se animasse a comer os preparos do dia a dia. “Em uma última tentativa para alargar o meu estômago, minha mãe decidiu me alimentar daquilo que eu mais gostava, brigadeiro!”, relembra.

Com o tempo, ficar de pé ao lado do fogão vendo sua avó cozinhar diariamente o delicioso brigadeiro virou um excelente hobby, e uma das melhores memórias de sua infância. Aos poucos, os preparos iam variando: do brigadeiro para a paçoca de carne seca, pastelão de carne moída e carne de panela com bolinho de batata. “A partir daí, não saía mais de perto dela enquanto cozinhava”.

Ainda que tivesse um imenso prazer trabalhando com a gastronomia, optou por profissionalizar-se em uma área mais tradicional, o Direito. Foram cinco anos de estudo até que pudesse prestar os concursos públicos e, embora tivesse sido aprovada em vários, não houve a convocação. Por isso, Rebeca decidiu arriscar sua paixão antiga, e mergulhou a fundo na gastronomia. Ingressou na faculdade novamente, desta vez, na procura da formação como Chef de Cozinha.

Trabalhando como estagiária em restaurantes da capital paulista como o Tordesilhas e Ecully, além da confeitaria Carole Crema, Rebeca conseguiu ao longo dos anos criar um leque variado de referências, que contribuem para que hoje exerça a função de Cuisinier Personnel (cozinheira pessoal). Atualmente, ela é fascinada pela alta gastronomia, “como um show de mágica delicioso”, mas reconhece a influência que a cozinha regional brasileira tem em sua vida. “Me leva de volta às minhas origens e a um sentimento de acolhimento e satisfação”, reflete.

Em 2020, Rebeca conseguiu colocar em prática seu tão sonhado projeto, o qual vem desenvolvendo a cerca de um ano. Intitulado Gustatividade, a proposta é oferecer um serviço personalizado e próximo do cliente, pensando nas necessidades e gostos de cada um. Desde o oferecimento de um menu quinzenal, até pequenos cursos, refeições diárias e um dia de private chef, no serviço OnDemand, ela busca, acima de tudo, levar informação e curiosidades sobre o mundo da culinária, não só relacionado a receitas como também técnicas e utensílios específicos. “Hoje respiro gastronomia, durmo e acordo pensando em preparos e técnicas, ingredientes e novas produções”.

A tarefa de criar novas receitas não é fácil, mas o resultado é, com certeza, prazeroso. Rebeca conta que a inspiração aparece, principalmente, por necessidade de adicionar algum elemento. Seja por meio do sabor, da textura ou mesmo a aparência, ela considera a experimentação algo essencial. Outras vezes, o processo começa por uma memória afetiva, quando algo que já tenha degustado serve de inspiração para criar algo completamente diferente, mas tendo o prato original como base. “Além disso, a pesquisa é fonte inesgotável de inspirações. De livros a programas de televisão, ou até mesmo uma lembrança de algo que comeu em um outro lugar do mundo”, explica.

Serviços oferecidos pelo Gustatividade:

  • Gustatividade OnDemand – na sua casa ou pequeno evento!
  • Experiência Gustatividade – seleção de quatro pratos que ficam disponíveis a cada quinzena, de forma rotativa.
  • Formação de Mão Cheia – em turmas pequenas, a ideia é aprender juntos um pouco mais sobre técnicas, preparos de receitas.
  • Rotina a Gosto – em uma diária, refeições personalizadas com base no seu gosto e necessidades nutricionais.
  • Cozinha no Ponto – um curso que tem a proposta de aperfeiçoar habilidades suas ou dos cozinheiros do seu lar.

Solicite os serviços a qualquer momento, pelo direct do instagram pelo whatsapp: +55 11 9 7716 9588


Fotos: Divulgação/Gustatividade

Post anterior: Culinária Moçambicana

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *