Cozinha Inteligente

Cozinha Inteligente

Miau Caldas combina a simplicidade dos ingredientes com técnicas sustentáveis e sabores deliciosos.

Cláudia, mais conhecida como Miau Caldas, nasceu em São Paulo, mas aos cinco anos mudou-se para o Recife. Descendente de espanhóis e italianos, a fartura da culinária sempre ganhou papel de destaque nos eventos de família, festas e encontros de final de ano.

Foi quando estava no último semestre na graduação de Publicidade e Propaganda, que abriu o curso de gastronomia na Faculdade do Senac, em Pernambuco. “Eu larguei tudo, nem tranquei a faculdade, abandonei o curso e nunca mais voltei”.

Desenvolveu uma cozinha autoral, mas sem deixar de lado referências estudadas em seu grande repertório. Em todos os seus preparos, Miau enfatiza a pegada sustentável, preocupando-se com o máximo reaproveitamento do alimento, evitando o desperdício e valorizando sobretudo a alimentação saudável. “Cozinha inteligente não gera lixo. Onde eu passo, tento colocar essa sementinha da sustentabilidade, que é necessária mais do que tudo”, afirma.

Na mesma época, conseguiu um estágio na área, com o qual pôde abrir suas portas para o ramo profissional. Participou de um concurso organizado pela FisPal Food Service Nordeste, com quatro dias de provas intensas que envolviam diferentes técnicas e conhecimentos gastronômicos.

Atualmente, trabalha principalmente com os serviços de consultoria. Já passou por mais de 30 casas espalhadas ao redor do Brasil, com destaque para a região do Nordeste, formando um portfólio com trabalhos nas cidades de Natal, João Pessoa, Maceió, Recife, mas também atuou em outras regiões do país, participando, inclusive, do time de consultores do Masterchef Brasil, em 2015.

“O que eu mais gosto é começar do zero da obra. Porque aí eu faço o layout da cozinha, desenho do jeito que for a operação. Se for um bar, um restaurante, uma lanchonete, uma padaria, cada um tem um desenho da cozinha, um fluxograma para sair tudo do jeitinho que tem que ser”, explica. Por outro lado, quando chega em uma cozinha que já existe, tem uma equipe, cardápio, o processo é outro, envolvendo não só o treinamento de equipe e a criação de um novo cardápio, como também mudança no perfil da casa, reforma da cozinha e implantação das boas práticas de técnicas e reciclagem.

Em setembro de 2019, idealizou o projeto Vem Compartilhar, junto com a fotógrafa Clara Gouvêa. Unindo o melhor das duas profissões, elas promovem uma vivência audiovisual gastronômica a fim de compartilhar conhecimentos variados sobre suas áreas. “A ideia era alimentar a cabeça de conteúdo e técnica – como montar uma mesa, tirar uma boa foto, trabalhar um alimento para ficar mais fotogênico, como apresentá-lo, escolher o empratamento, luz – é bem flexível, tem vários formatos”. Um curso amplo para fotografia e gastronomia, voltado para quem já tem um mínimo de experiência na área de deseja, portanto, aprimorar seus conhecimentos.

Miau considera que sua grande referência na gastronomia é, certamente, Neide Rigo. “Ela é minha musa inspiradora. Amo tudo o que ela faz, é a que mais me guia na minha vida, no trabalho, em tudo”. E quando o assunto é criar receitas, Miau afirma que o processo acontece de maneira fluida e natural, sempre testando novas técnicas e apresentações, enaltecendo principalmente ingredientes simples do dia a dia.

Quanto ao futuro, o objetivo é desacelerar o ritmo e, dessa forma, ter mais qualidade de vida. “Tinha dia que eu não conseguia nem dormir, emendava um trabalho atrás do outro. Eu resolvi que quero desacelerar. Trabalhar, fazer um bom trabalho e também ter qualidade de vida”.


Instagram: @miaucaldas

Post anterior: Na Cozinha da Helô

Foto destaque: Caio Nicéias/Divulgação



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *