Receitas de Minuto

Receitas de Minuto

Gisele Souza, do canal Receitas de Minuto, mostra que cozinhar pode ser simples, econômico e prazeroso

Se você procura receitas rápidas, práticas, econômicas e para todos os públicos, precisa conhecer o Receitas de Minuto. Inaugurado em 2010 por Gisele Souza, o canal reúne as melhores dicas de limpeza, organização, compras e preparos deliciosos para quem quer botar a mão na massa e se aventurar na cozinha, ainda que não seja um profissional da área.

“Eu cresci vendo minha mãe cozinhar, ela sempre vendeu salgados e foi professora de aproveitamento de alimentos. Mas não chegou a me ensinar de verdade, mas sempre gostei de observar”, relembra. Gi passou boa parte da vida sem pensar em seguir na gastronomia como profissão. Mas tudo mudou saiu da casa de seus pais e mudou-se para a cidade de São Paulo. “Precisei cozinhar em casa para economizar e, por isso, acabei me jogando em pesquisas. Acabei aprendendo e me interessando mais a cada dia”, conta.

Com um mundo afora do tamanho do nosso, é compreensível que outras pessoas compartilhassem da mesma questão: ter que aprender a cozinhar por conta própria,  sem um curso de profissionalização, com preparos que facilitassem o dia a dia e da forma mais econômica possível. Foi assim que surgiu a ideia de criar o canal e o blog Receitas de Minuto. “Achei que poderia compartilhar com outras pessoas o que eu aprendia, e quem sabe assim ajudar nem que fosse 1 pessoa apenas”.

Com a ajuda do irmão, pegou uma câmera e gravou seu primeiro vídeo, que foi ao ar em 2010. Tudo de forma bem caseira e, acima de tudo, como um grande hobbie. E a coisa tomou proporções inimagináveis. De dez anos para cá, Gi conquistou mais de 920 mil inscritos no Youtube e mais de 195 mil seguidores no Instagram. O que atrai o público? “Não queremos ensinar coisas que ninguém vai fazer; Nosso esforço é pensar em receitas que farão parte da vida dessas pessoas todos os dias, que seja acessível”, explica.

Simplificando ao máximo os processos e ingredientes para que todos possam reproduzir em casa, desde o maior masterchef ao jovem aprendiz, a criação envolve muita pesquisa e, é claro, o teste das receitas. Sempre inovando em técnicas e sabores, se tem uma coisa que você certamente não vai encontrar no Receitas de Minuto é a mesmice. 

Suas grandes inspirações na gastronomia são, sobretudo, Nigella e Paola Carosella. Em 2016, Gi apostou em outra ferramenta para divulgar seus conhecimentos, e lançou seu livro Truques de cozinha que ninguém te conta. “Para mim ele simboliza um trabalho feito com amor. Eu queria que fosse um livro para todo mundo, que você pudesse dar de presente para um amigo que foi morar sozinho, por exemplo”.

Em 2019, foi convidada para participar por um dia do reality gastronômico Mestre do Sabor, participando como demonstração da dinâmica do programa e sentindo na pele o que é ser um chef candidato. O desafio foi criar um prato em 20 minutos com os ingredientes obrigatórios abobrinha, quiabo e filé mignon. O resultado foi um Picadinho de Carne, julgado pelos chefs renomados Leo Peixão, Kátia Barbosa e José Avillez. “Foi incrível! Eu estava cozinhando com alegria e sabia que era tudo uma brincadeira, mas na hora que eles elogiaram foi uma validação do meu trabalho, saber que algo ali se destacou em um prato tão simples me deixou com o coração quentinho!”.

Já foram muitas conquistas e experiências, mas certamente essas foram apenas o começo de sua trajetória. Gi pretende dar sequência ao projeto do Receitas de Minuto, tanto com o canal quanto com o blog. Além disso, planeja lançar um segundo livro e dar aulas presenciais para ter uma troca mais real com o público. Mal podemos esperar!


Instagram@receitasdeminuto

Post anterior: Bate-papo com Ailin Aleixo

Foto destaque: Divulgação/Receitas de Minuto

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *