Adoçando sonhos

Adoçando sonhos

Ana Elisa Salinas viaja o mundo transformando bolos em verdadeiras peças decorativas de festas.

Ana Elisa Salinas é uma Decoradora de Bolos Artísticos do Rio de Janeiro. Herdou a influência de sua mãe, que sempre amou cozinhar e esteve envolvida no ramo. Mas foi em 1995 quando de fato começou de fato começou a colocar a mão na massa auxiliando a mãe com o preparo de uma receita para uma festa familiar. “Para a época, com a falta de material didático para consulta e de estrutura, o resultado foi bom”, relembra. 

Não demorou muito para que a gastronomia se tornasse um passatempo em sua vida. Mesmo que se divertisse fazendo bolos, decidiu seguir uma carreira mais artística, formando-se em Desenho Industrial. Trabalhou por dois anos e meio na área, não por obrigação ou falta do que fazer, mas porque realmente sentia prazer na profissão que havia escolhido.

Ao mesmo tempo em que crescia neste setor, não parava de receber encomendas de bolos como o que havia feito em 1995. Não à toa, os pedidos aumentavam cada vez mais. “Nós fazíamos sem cobrar, sem compromisso – como uma segunda profissão”, conta.

Mas, após um certo período, Ana e sua mãe perceberam que a atividade poderia virar um negócio, a partir do grande volume de interesse por parte das pessoas. “Por isso, decidimos largar nossos trabalhos, ela em sua loja de congelados e eu no design, para nos dedicarmos somente aos bolos”.

E certamente a influência do design ajudou na hora de decorar os bolos, adaptando pinturas, desenhos e esculturas para as sobremesas. Depois, para aprofundar ainda mais seus conhecimentos para os doces, Ana começou a investir em cursos e workshops fora do país, além de muita leitura e pesquisa.

Apesar de ganhar grande reconhecimento na gastronomia, ela reconhece que não faz parte de um “meio gastronômico”. “Não sei cozinhar, não tenho formação em gastronomia, não sou chef de cozinha, apenas me especializei em fazer bolos. É um trabalho constante e contínuo”, afirma.

Sua motivação é simples: se divertir fazendo o que faz, não encarando o ofício como um trabalho pesado. Pelo contrário, sempre lidou com sua carreira de decoradora de bolos de forma leve e natural. Junto de sua mãe, começaram a trabalhar em casa e conforme foram crescendo no ramo montaram o Atelier Ana Salinas.

Atualmente, Ana é conhecida sobretudo por criar em seus bolos algumas estruturas que desafiam – ou parecem desafiar – a física. Como resultado, seus preparos são extremamente criativos e surpreendentes, perfeitos para todos os tipos de eventos, desde chás de panela e aniversários até casamentos e festas judaicas.

Ana também é dona de seu canal no Youtube, onde apresenta dicas rápidas e bastante democráticas, que servem não só para iniciantes como também para profissionais experientes. “Criei o canal quando entendi que esta seria mais uma forma de atingir pessoas que buscam informação e referências. O mundo vai mudando, e temos que mudar junto”. Hoje, o canal Ana Elisa Salinas possui mais de 58 mil inscritos, com um público variado, em busca de novas referências e ideias de confeitaria.

No ano de 2012, ela publicou seu livro, intitulado Descobrindo Bolos. Nele, a especialista apresenta um guia com todas as suas melhores dicas e experiências. “Na época não havia nada assim nesta área no Brasil. Os livros nacionais ou eram portfólios de artistas ou livros contando a própria história do autor. Eu me preocupei em oferecer algo de fato didático e de fácil leitura”, explica.

Ao longo de sua carreira, participou de competições internacionais, como a NEC Cake International e a London Excel Cake International, tornando-se a maior medalhista brasileira nas disputas. “Eu vejo essas medalhas como um grande Controle de Qualidade do meu trabalho. Os jurados avaliam com lupas e medidas precisas. Então, estar qualificada de 90 a 100% dentro de padrões rígidos me faz crer que meu trabalho está com qualidade”.

Em 2015, recebeu o título Artist of Excellence, considerada uma das maiores artistas de excelência do mundo em decoração de bolos. Em 2016, entrou para a lista Top 10 de decoradoras de bolos internacionais, nomeada pela New York Cake Academy. Ela ainda participou do especial Buddy no Rio: uma doce viagem, ao lado do renomado confeiteiro Buddy Valastro, conhecido principalmente pelo programa Cake Boss.

Para o futuro, seus objetivos são claros: “continuar me divertindo fazendo o que eu faço!”. E o Mulheres na Gastronomia está ansioso para seguir acompanhando suas conquistas!


Instagram: @anaelisasalinas

Youtube: Ana Elisa Salinas

Facebook: Ana Elisa Salinas

Contato: atendimento@atelieranasalinas.com.br

Post Anterior: Cozinha de Raiz

Foto destaque: Divulgação Ana Salinas, via Catraca Livre



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *