Apresentação!
Olá!
Meu nome é Gabriela Del Carmen, sou estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Esse blog nasceu da inquietação de discutir a figura de mulheres chefs de cozinha. O objetivo é fazer um blog gastronômico, mas sem deixar de lado o caráter político que envolve a presença feminina nos restaurantes.
Historicamente, em um mundo constituído de sociedades machistas, a figura da mulher foi e, em alguns casos, ainda é atribuída à figura da dona de casa, da mãe e a cozinheira. Contudo, na gastronomia profissional os cargos de destaque, como os dos chefs de cozinha, são majoritariamente ocupados por homens.
No século XX, o chef francês Auguste Escoffier defendia que a culinária profissional era uma “arte elevada” exclusiva para os homens, por ser uma tarefa pesada e quente. Para ele, as mulheres deveriam ficar encarregadas de pratos considerados mais simples, sem ocupar os altos cargos dentro da profissão. O mesmo mundo machista que reduzia as mulheres como cozinheiras de família reprimia quando a atividade era realizada de modo semelhante aos homens.
A partir disso, postarei quinzenalmente a história de uma protagonista, dando foco à figura feminina na gastronomia. Apresentarei os aspectos mais interessantes de suas trajetórias como cozinheiras, suas especialidades, rotina e desafios profissionais. Cada post, uma nova personagem incrível para vocês conhecerem sua história e seu trabalho.
O blog é destinado a todos que gostam de gastronomia e de discutir a figura da mulher dentro desse espaço. O feedback de vocês é sempre muito bem vindo, porque assim o blog pode melhorar e crescer cada vez mais. Deixe comentários ao fim de cada postagem, entre em contato por e-mail ou pelo link das minhas redes sociais.
Espero que gostem o tanto quanto eu!
Até a próxima!